O Chef Kiko

Francisco Martins, mais conhecido como Chef Kiko, é um dos mais conceituados Chefs portugueses e uma das mentes mais ousadas e criativas por detrás de alguns dos melhores restaurantes de Portugal. Nascido no Rio de Janeiro – Brasil, depois de os pais terem deixado Portugal, regressa ao país do seu coração aos 11 anos, sem nunca perder as influências da cultura brasileira.

Já em Lisboa, começou pela abertura do restaurante “O Talho”, em 2013, a que mais tarde se seguiu “A Cevicheria”, “O Asiático”, “O Surf & Turf”, “O Poke” e “A Barra Japonesa”. Todos com uma grande mistura de influências gastronómicas e com a mesma vontade de sempre: “servir o mundo à mesa dos portugueses”.

O Talho é dedicado ao aperfeiçoamento gastronómico da carne, incluindo uma parte de loja que funciona como talho. A Cevicheria tem a gastronomia peruana como foco, mas sem perder o toque dos ingredientes familiares portugueses, como o bacalhau. O Asiático é uma verdadeira viagem pelo Sudoeste Asiático, Japão e China.
O Surf & Turf é conhecido pela mistura dos melhores produtos do mar e da terra em combinações surpreendentes. O Poke nasce de um encontro entre a cultura havaiana e a asiática. A Barra Japonesa é uma reinterpretação surpreendente dos sabores da gastronomia japonesa. Todos os espaços são conceitos diferentes, originais e únicos.

Ao longo do seu percurso, participou ainda em programas televisivos e radiofónicos com uma forte componente de transmissão de conhecimentos: Chefs’ Academy, Chefs’ Academy Kids, Cook Off e Masterchef.

Em 2016, ganhou o premio “Prix au Chef de L’Avenir” atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia.

Destaca-se pela simplicidade com que se entrega à cozinha e pela forma como torna cada refeição num momento único de partilha. Entre os restaurantes, a televisão, os eventos e os livros, é difícil encontrar o Chef Kiko parado. Aliás, um dos seus hobbies é a corrida e é assim que gosta de gerir todas as suas ideias que nunca param!